21 agosto, 2010

CN 2010 - compartilhar

Olá pessoal!

Pouco mais de um mês após o término do CN (Congresso Nacional) da ABUB, venho compartilhar um pouco do que esse evento significou para mim. Antes, porém, quero contar da dificuldade de tomar a decisão de ir, não porque não quisesse, mas pelos demais compromissos do dia-a-dia. No meu caso, último semestre do curso, internato - estágio em tempo integral, provas se aproximando, outros congressos à vista, grana pouca, pra variar rs. Tenho pra mim que só quem mora em BH não enfrentou esse dilema. Mas, lembrando da galera do Nordeste, que viajaria de ônibus durante cerca de 3 dias, ou da Samantha de Cacoal, que passaria acho que quase um dia todo pelos céus do Brasil, via que no meu caso, as dificuldades eram mínimas, pois em cerca de apenas uma hora, estaria lá. Além disso, na semana da viagem, apareceram passagens aéreas com preços providenciais, 59,00, mais baratas que de ônibus. Assim, após ser encorajado por algumas pessoas, entre elas, a Tályta (ABU Imp) e o Fernando, nosso obreiro, mesmo de última hora, decidi ir. E foi assim que cheguei ao CN, cheio de expectativas e alguma ansiedade, natural pra mim, que nunca tinha participado de nenhum grande encontro da ABU. Esta seria uma das últimas chances que Deus me concedia, como estudante, é claro. Então decidi responder ao chamado, colocar o Reino em primeiro lugar e crer que as demais coisas me seriam acrescentadas. E assim foi...

Faltam-me palavras para descrever tudo o que pude aprender, as pessoas especiais que conheci e das quais me tornei amigo, o sentimento de compartilhar, fosse com os colegas de quarto, durante as refeições ou no meu pequeno grupo, enfim, a alegria de saber que ali havia centenas de jovens como eu, de Norte a Sul do Brasil, estudantes das diversas áreas do conhecimento, pentecostais, tradicionais, calvinismas, arminianos, mas todos investidos de um só propósito, o de aperfeiçoar a forma de partilhar a mensagem de esperança do Cristo vivo aos milhares de colegas com os quais convivemos diariamente e que não o conhecem. Acordar a cada manhã com mais fome de escutar a palavra de Deus e entender um pouco mais do propósito dele para nossa vida. Ouvir Deus falar através de Rebecca Pippert, Robinson Cavalcanti, Ziel Machado, Valdir Steuernagel, entre tantos outros servos de Deus, e não somente ouvi-los, mas trocar idéias com eles fosse após as exposições ou mesmo na fila do restaurante. Sim, eles enfrentavam fila também!


O Congresso Nacional foi muito concorrido. As atividades eram muitas e uma mais interessante que a outra, sem falar nas noites (Quem não faz idéia do que eu esteja falando, só indo ao CR em Caxias, que lá vc vai saber). Além de participar de tudo isso, os integrantes de cada região ainda tinham que arranjar um tempinho pra dar o toque final (ou no nosso caso, programar quase tudo) em suas respectivas noites regionais. Nós, da região Norte, nos reuníamos geralmente depois do almoço, no parque aquático, ao lado do restaurante, onde, a despeito de toda aquela disposição característica do período pós-prandial, brotavam ótimas idéias, as quais contribuíram pra fazer da noite da Região Norte (sou suspeito, mas vou falar! rs) uma das mais interessantes e sem dúvida, a mais animada. Os ensaios foram impagáveis. Pena que esquecemos do making-off. No dia, o pessoal literalmente deu show, dançando o Carimbó do Senhor, o Coração de Jesus e o reggae "Firme até no deserto", além dos ótimos vídeos produzidos pelo Ítalo, da ABU Teresina, da Palavra de Tim e Joyce, da Paty, da ABU Marabá, com o FALE!, da entrevista com o Fernando, devidamente regada a muito Jesus, além de todas as outras participações. Lembrando que tudo foi coordenado magistralmente pela Patrícia, noiva do Fernando, que em cerca de dois dias, elaborou todo o roteiro e dirigiu a noite. E todos deram sua contribuição, fosse no palco ou nos bastidores, o meu caso, que me surpreendi ao comandar os efeitos luminosos do show... Será que prestou? kkkkk. A Tályta integrou a equipe oficial de louvor durante todo o CN e Thaísa ficou na organização.

Por fim, ocorreu o CD (Conselho Diretor) e o Congresso Nacional propriamente dito, nos quais foram apresentados e discutidos os temas de interesse do movimento, por exemplo, a nova configuração regional, e realizadas as eleições para alguns cargos da Diretoria Nacional. Nesse processo, o nosso presidente, o José Miranda, deu uma verdadeira aula de diplomacia, assessorado por toda aquela abençoada equipe. Juntos, mostraram como conciliar opiniões divergentes em prol da causa, de modo que aparentemente todos saíram satisfeitos. Frisando que senti-me muito honrado por representar a ABU Caxias!

Enfim, aconteceram tantas coisas naqueles dias que seria impossível pôr tudo em uma postagem de blog. Mas aqui fica um pouco das impressões e sentimentos que ficaram daquele encontro inesquecível. Parafraseando o texto bíblico, antes eu conhecia só de ouvir, mas lá os meus olhos viram.


Muita saudade dos amigos do CN e do grupo de Caxias.

Um grande abraço,

Marcos


Se quiserem sentir um pouco do que foi o CN, acessem o site da ABUB e vejam algumas fotos e vídeos do evento. A noite da região Norte foi a da quarta-feira.


Abaixo algumas recordações do CN 2010


Visão panorâmica do SESC Venda Nova, BH-MG, local do CN, um lugar espetacular.

Rebecca Pippert, conduzindo o Fórum Temático "A comunicação do Evangelho no mundo de hoje". Em segundo plano, Patrick Timmer, Diretor adjunto da ABUB e Luke Greenwood, do grupo de missões internacionais Steiger.



Turma da Região Norte, no hall do anfiteatro do SESC


Participando das plenárias do CN...


Galera da Norte, junto com Tim, Joyce e Ruth, durante o almoço no restaurante do Parque Aquático

Danças típicas da Região Norte (Carimbó, Calypso e Reggae), na noite cultural

Turma Norte-Nordeste na saída do SESC, na despedida do CN


Carona até a Rodoviária de BH no ônibus do Nordeste

Foto oficial do CN 2010


Crédito das fotos: Raquel (ABU THE), Larissa (ABU IMP), site da ABUB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ABU Caxias quer saber sua opinião...
OBS: Após escrever o seu comentário, vá em "comentar como" e escolha anônimo, a última opção da lista. Mas não esqueça de deixar na postagem seu nome e cidade.
LEMBRE-SE:Seu comentário só será publicado após a moderação...Poderá demorar um pouco!