21 agosto, 2010

Conheça o local do próximo CR Norte, Caxias, a princesa do Sertão

Situada no extremo leste maranhense, Caxias é o quarto município mais populoso do Estado, com uma população de cerca de 150 mil habitantes (IBGE, 2009).

Localização do município de Caxias no Estado do Maranhão

Visão panorâmica de parte da cidade


A cidade de Caxias tem uma arquitetura herdada do século XIX e início do século XX no estilo português, ainda conservando boa parte de seu patrimônio histórico.

Vista aérea da Praça Gonçalves Dias, no centro de Caxias


Residência do Bispo de Caxias, na praça Magalhães de Almeida

**************

Centro de Cultura de Caxias, situado nas instalações de uma antiga fábrica têxtil

***************

Casa de Alderico Silva, um cidadão ilustre da cidade



Memorial da Balaida, museu em homenagem à batalha que entrou para a história

Estátua de Raimundo Velho, um dos líderes da Balaiada, na entrada do Memorial

********

Peças históricas expostas no Museu

*********


Ruínas do forte da Balaiada

**********

A cidade é banhada pelo rio Itapecuru e vários afluentes que cercam a cidade com diversos banhos naturais, como a Veneza.


Rio Itapecurú

Balneário Veneza



Atualmente Caxias vem despontando como um centro formador de profissionais de nível superior para todo Maranhão. A cidade dispõe de três faculdades privadas (FAI, com os cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Pedagogia; FACEMA, com os cursos de Administração, Enfermagem, Fisioterapia e Pedagogia e UNIDERP, com curso de serviço social). Conta ainda com a Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, com o seu Centro de Estudos Superiores de Caxias, com cursos de licenciatura (Matemática, Pedagogia, Biologia, Química, Física, Geografia e História), além dos cursos de Medicina e Enfermagem. Além disso, há um pólo da UAB - CEFET com destaque para o Curso de Licenciatura em Informática. Há núcleos da ABU na UEMA e FAI e em implantação na FACEMA.


Via de acesso ao Morro do Alecrim, onde se situa o campus da Universidade Estadual do Maranhão

Entrada do campus do CESC-UEMA

FACEMA, Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão


GOSTARÍAMOS DE AGRADECER AO FÁBIO REMY, do blog http://www.fabioremy.blogspot.com/ QUE GENTILMENTE CEDEU A MAIORIA DAS IMAGENS DE NOSSA CAXIAS EXPOSTAS AQUI NO BLOG. O BLOG DELE É UM DOS MAIS COMPLETOS SOBRE A PRINCESA DO SERTÃO. VALEU FÁBIO!!!

4 comentários:

  1. Olá amigos. Gostei da apresentação da cidade de Caxias e estamos na expectativas de mais um CR. Um forte abraço
    Deus esteja.

    ResponderExcluir
  2. Olá ABU, vejo que algumas fotos do meu site estão exposto sem referência, então vamos montar a parceria ABU e Fábio Remy, Para que possamos projetar a nossa querida Caxias como uma das cidades que mais crescem no Brasil, Chancelado pela Revista VEJA. Forte abraço atodos (as) da ABu Caxias MA.

    ResponderExcluir
  3. oK, precisando de informações, fotos e imagens estou a disposição, basta acessar o site www.fabioremy.blogspot.com. Parabéns pelo BLOG ABU CAXIAS e sucesso no próximo CR Norte em Caxias MA.

    Abraços a todos (as)

    Fábio Remy Msc/UFCG

    ResponderExcluir
  4. Gostaria que postassem, também, algumas fotos antigas de Caxias, como: fotos das igrejas com seus respectivos nomes e, se possível, em dias de festas; o antigo clube (q.ficava em cima de um morro); fotos, não só a de Gonçalves Dias, mas das outras também; principalmente, a que havia um colégio ao lado. Só para matar a saudade. Obg. Hélio.

    ResponderExcluir

A ABU Caxias quer saber sua opinião...
OBS: Após escrever o seu comentário, vá em "comentar como" e escolha anônimo, a última opção da lista. Mas não esqueça de deixar na postagem seu nome e cidade.
LEMBRE-SE:Seu comentário só será publicado após a moderação...Poderá demorar um pouco!